Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR. BAIRRO JOÃO PAULO. FLORIANÓPOLIS/SC.

Neste final de ano ganhamos um presente de natal muito especial. Um casal muito simpático entrou em contato conosco solicitando um projeto para uma residência unifamiliar no bairro João Paulo, Florianópolis/SC. Já nas visitas iniciais, o casal trouxe referências de projeto com arquiteturas com as quais simpatizavam. Dentre elas, exemplos de arquitetura contemporânea com traços modernistas e algumas referências ao minimalismo. Aliado a esses exemplos, o casal nos procurou também por simpatizar com o estilo de arquitetura no qual acreditamos, muito fundamentado na preocupação com a funcionalidade dos espaços, na orientação solar e ênfase da iluminação e ventilação naturais no ambiente construído.
Croqui Inicial - Arq. Paulo Gobbi

Perspectiva Frontal Oeste
Confira abaixo a proposta do escritório para a residência e a maneira como o arq. Paulo Gobbi lançou o projeto juntamente com o restante da equipe do escritório e os pensamentos que nortearam a proposta para chegarmos ao resultado obtido até então.
Ao iniciar o projeto, uma das primeiras preocupações da equipe é a orientação solar. Em função do calor excessivo da região de Florianópolis/SC, buscamos sempre dispor as áreas mais nobres da casa (áreas de dormir e salas de estar) para as orientações leste e norte. As áreas de serviço e garagem voltam-se para as orientações oeste e sul. Simultaneamente, observamos os dois principais canais de ventilação de nossa região, que são o vento sul (dominante) e o nordeste (predominante). Considerando que o sul carrega consigo mais umidade e força, ter a preocupação de permitir a ventilação cruzada na residência é fundamental. Nesta casa, este aspecto é facilitado pela orientação do terreno, que permite ventilação cruzada do vento sul no sentido frente/fundos da casa.

Circulação Cruzada - Vento Sul.
 
Outro aspecto importante que avaliamos ao lançar um projeto é o entorno - em especial a existência de construções vizinhas já consolidadas e/ou terrenos baldios, que pressupõe uma análise de como o profissinal vizinho possa lançar seu partido (é importante o arquiteto imaginar todas as possibilidades que ele venha a ter para sua arquitetura) de maneira a precaver-se, por exemplo, de que as aberturas da casa fiquem comprometidas no momento da construção no terreno ao lado.


Croqui - Afastamentos das aberturas em relação ao lote vizinho.


Perspectiva Frontal - Leste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário