Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Revista CONSTRUIR Sobrados | Edição Nº 03

Para aqueles que ainda não viram a Revista CONSTRUIR Sobrados, da Editora Casa Dois, vale a pena conferir, pois são 12 páginas falando de dois projetos da Gobbi Arquitetos!

Capa da Revista

A editora ainda não disponibilizou todas as revistas online, portanto montamos um PDF com a seleção da reportagem (imagens, textos, plantas...):

Para os que preferirem ler as reportagens por aqui, aí estão:

"Ecologicamente correta - A residência possui elementos que ajudam a preservar o meio ambiente"

Basta olhar para a casa projetada pelo arquiteto Paulo Gobbi, de Florianópolis, SC, para saber que ela é especial. A escada externa em formato caracol chama atenção logo de cara. Ela possui revestimento de vidro e lembra um tubo. Porém, essa residência de 660 m² fica ainda mais encantadora pelas soluções sustentáveis propostas pelo profissional. "Utilizamos madeira de reflorestamento para compor a estrutura e muitos vidros na fachada para aproveitar a luz natural", explica. Há um sistema de coleta que faz com que a água utilizada nos banheiros seja proveniente das chuvas e o aquecimento é feito com painéis que captam a energia solar.
Os moradores fazem parte de uma família que deixou o centro da capital catarinense para residir em um bairro mais tranquilo. "Fizemos um estudo completo antes de escolher o local perfeito no terreno, pois a vista para a paisagem era um atrativo que não poderia ser desperdiçado", comenta Gobbi.
Quem quiser admirar a natureza, pode se aventurar no mirante de madeira. Uma ponte feita do mesmo material sai da área de lazer e leva até uma plataforma que proporciona vistas de tirar o fôlego.
E nos dias de calor todos se reúnem ao redor da área de lazer formada por uma piscina de 40m². Com estrutura de concreto armado, possui profundidade média de 1,40 m. O interior foi revestido com pastilhas cerâmicas e a borda com piso atermico. Durante a noite, a madeira recebe iluminação feita com LEDs.
03 Pavimentos: superior, térreo e inferior.
Das cinco suítes, uma está no pavimento superior para preservar a privacidade dos moradores.
A ala social, localizada no térreo, ganha destaque e amplitude com o pé direito duplo. Para o piso, o profissional optou pela combinação de cimento queimado e ladrilhos hidráulicos. Cozinha, estar e sala de TV estão integrados e iluminados por grandes panos de vidros. Vale a pena destacar o hall. O piso, desenvolvido com vidro, permite a contemplação do verde ao redor.
Quando a fome bater, é só seguir até o ambiente de churrasqueira, que também conta com forno de pizza. "Os móveis seguem a mesma roupagem da cozinha", conta Gobbi.


Reportagem Juliana Duarte | Texto Camila Chevitarese | Fotos Gui Morelli | Ilustração AC Design
_

"Frescor na certa - A ligação entre os ambientes oferece uma boa ventilação à casa da capital catarinense"
A lista de exigências dos proprietários da morada localizada na Lagoa da Conceição, SC, não era extensa, mas incluía um pedido especial: integração. E não só entre os ambientes da residência, como também entre os terrenos vizinhos. Para realizar esse desejo, o casal contou com os arquitetos Paulo Cezar Gobbi e Caroline Porto, do escritório Paulo Gobbi & Arquitetos Associados, e Álvaro Vargas, responsável pelo projeto espacial da edificação, da mesma cidade.
A construção de 400 m² em formato de "L" foi a alternativa encontrada pelos profissionais para garantir a satisfação dos moradores. A solução foi perfeita para agradar também os filhos do casal, um menino e uma jovem, já que aproxima a área de lazer dos ambientes internos.
O estilo dos proprietários está impresso na fachada principal, que ressalta o equilíbrio das proporções e valoriza os volumes com o jogo de luz e sombra. Construída com estrutura de concreto armado, a casa possui fechamento em alvenaria.
Ao adentrá-la fica claro que os profissionais atingiram em cheio seus objetivos. A sala principal está integrada à de jantar, espaço gourmet, piano, churrasqueira e piscina. Ventilação e iluminação natural - outras solicitações do casal - são marcas registradas do espaço, que tem 4,70 m de pé direito duplo.
A mistura de vidro, madeira e pedras confere elegância à morada. "O contraste entre a rusticidade de alguns materiais e a modernidade de outros proporciona conforto, humanização e sofisticação", destacam. A escada feita de concreto com degraus revestidos de madeira e guarda corpo metálico leva à ala íntima. No mezanino estão a TV e a biblioteca, que podem ser vistos do térreo. No segundo pavimento, estão a suíte do casal e os quartos dos filhos. Para manter a privacidade, o ambiente dos pais está num patamar diferente.
02 Pavimentos: superior e térreo.
Em dias ensolarados é na piscina de 50 m² que a família se diverte. Construída com concreto armado, conta com prainha e área de banho com 1,30 m de profundidade. Pastilhas em duas tonalidade de azul no tamanho 5 x 5 cm (Atlas) revestem o interior, enquanto o cimento atérmico da Solarium colore as bordas. Passadores sobre a água criam um efeito inusitado e isolam a prainha da área de banho.
Privacidade é um dos pontos fortes da área de lazer que inclui ainda churrasqueira e gramado. "Volumes de muro e de vegetação contribuem para tornar estes ambientes agradáveis", contam os profissionais.
Reportagem Claudia Dino | Edição Vanessa Sarzedas | Fotos Gui Morelli | Ilustração AC Design

terça-feira, 22 de maio de 2012

PROJETO DE INTERIORES. FLORIANÓPOLIS/SC.

Confira abaixo um projeto onde fica evidente a atmosfera cênica atingida pelo uso pontual da iluminação de efeito realçando o contraste entre materiais claros e escuros. No projeto, tirou-se partido das cores claras do piso em mármore carrara, forro de gesso e paredes brancas para contrastar com o silestone  e laca auto-brilho pretos com espelhos, mesclando elementos contemporâneos com toques clássicos, dando  muita personalidade ao espaço.